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FORMATO HÍBRIDO NO AMBIENTE ESCOLAR
28/07/2022
No início de 2020, as pessoas se viram no meio de um furacão chamado Coronavírus! Ninguém sabia exatamente como esse vírus se comportava, o que sabíamos era que ele se alastrava exponencialmente. Uma forma de proteção utilizada foi o isolamento social, o que, obviamente, resultou no fechamento das escolas.
Esse período trouxe à tona um tipo de ensino que não é novidade, apesar de ele ter se destacado nessa pandemia pela qual passamos: o ensino híbrido.
A educação vem se transformando dia após dia, estar atualizado é mais do que importante, é essencial! Vale destacar aqui que essa busca por atualização na forma de ensinar é o que mantém o interesse dos alunos hoje em dia. Não podemos parar no tempo e apresentar um ambiente de ensino com os qual os estudantes não consigam estabelecer uma conexão, pois, fora da escola, eles têm acesso a muitas coisas, deixá-los paralisados no momento da sua aprendizagem não é o caminho.
Afinal, como esse ensino híbrido pode ser estabelecido na escola?
Inicialmente, é muito importante entendermos o que é o ensino híbrido! O fato de uma escola somente disponibilizar suas aulas on-line não a caracteriza como portadora desse tipo de ensino. Em sentido amplo, a palavra híbrido se aplica ao que é composto por elementos diferentes. De acordo com Marilei Inês Zart Assini, coordenadora do colégio COC Balneário, “no âmbito da educação, o ensino híbrido reúne elementos variados, que até podem estar ligados a posturas pedagógicas distintas, mas não é apenas a composição de diferentes elementos didáticos que o caracteriza, e sim a presença de tecnologias de informação e comunicação e a busca pela autonomia dos educandos. Nessa modalidade, os alunos têm acesso a dois ambientes de aprendizagem: o virtual e o físico. As aulas e as atividades estão presentes nos dois ambientes, possibilitando a flexibilização nos modos de aprender e ensinar”.
Então, é preciso que haja uma conexão entre o on-line e o off-line, sem diminuir a importância de nenhum desses modos. O formato on-line é importantíssimo para que essa autonomia citada pela coordenadora acima seja alcançada, visto que, aqui, o aluno passa a ser o protagonista da sua história educacional, pois precisa organizar e fazer tudo da forma como julgar ser a melhor para si. Já no formato off-line, os alunos têm um contato mais próximo com o professor e com seus colegas. Nesses momentos, o educador se torna o protagonista do ensino e pode passar todo o seu conhecimento e a sua vivência. Os estudantes, ainda que estejam aprendendo passivamente (levando em conta o formato adotado), conseguem tirar suas dúvidas e expor as suas dificuldades.
Dessa forma, é possível utilizar as melhores partes de cada modelo educacional para que os objetivos mais importantes sejam atingidos: potencializar o aprendizado dos alunos e melhorar a qualidade da educação.
A implantação, portanto, acontecerá quando houver a integração entre metodologias distintas, proporcionando melhores intervenções pedagógicas.
Caso a sua escola enfrente desafios de adaptação ao ensino híbrido, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as nossas soluções. Com certeza, você será impactado por alguma delas!
Postado por: Paula Volpato