Novidades

Blog

 

VOCÊ É UM BOM GESTOR?

19/08/2022

Qualquer empresa precisa de um bom gestor para alcançar o tão sonhado sucesso, mas o que está por trás desse cargo tão importante? Quais palavras o definem? Coordenação? Inovação? Autoritarismo? De todas essas – e entre tantas outras que podemos usar -, certamente podemos excluir o autoritarismo como qualidade aqui. Preste atenção: tiramos do jogo o “autoritarismo”, não a “autoridade”, que é palavra-chave para quem exerce uma função de comando.

Leandro Karnal, quando aborda esse assunto, diz: “Autoridade é a capacidade de estabelecer metas a um determinado grupo, de coordená-lo, de fazer com ele atinja o seu objetivo. A pessoa que ocupa um cargo de autoridade precisa ter a capacidade de entender que todos, incluindo ele mesmo, estão a serviço de um grande objetivo”.

O indivíduo que detém o autoritarismo, ao contrário disso, supõe que todos estão ali para servi-lo, ele não se coloca como parte do processo, apenas como o “comandante”.

Falando especificamente do setor educacional, romper esse autoritarismo é fundamental para que tudo aconteça conforme o esperado. Além da sua equipe, o gestor escolar tem os alunos, que precisam sentir que “todos estão no mesmo barco”, precisam ter a certeza de que eles podem confiar em toda a equipe, principalmente naquele que está à frente de tudo. Então, a figura de um diretor mandando sem considerar o pensamento do grupo não deve fazer parte da sua instituição.

Outra característica marcante, principalmente no ambiente onde o conhecimento é gerado, é a proatividade! Um líder proativo está sempre em busca de novas informações, é aquele que investe na sua formação, procura o melhor para a empresa que guia, ou seja, não fica estagnado! Adversidades, certamente, aparecerão na caminhada profissional de qualquer gestor, paralisar-se diante delas não deve ser uma opção!

Perceba que você leu a palavra “líder”, não “chefe”. Essa diferença é muito importante! Preste atenção nesta imagem:

fonte da imagem: https://evandrocesar.com.br/chefe-x-lider/


O líder divide as responsabilidades, sente-se completamente integrado ao seu grupo. A sua figura, frequentemente, é relacionada à inspiração, já que ele, para estimular quem está ao seu lado, coloca-se como parte do todo, não atuando apenas como a voz de comando. Dessa forma, toda a equipe se sente motivada a dar o seu melhor, já que tem à frente um líder que caminha junto e mostra a importância de haver sincronia entre todas as partes.


“Liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito, porque essa pessoa quer fazê-lo” (Dwight D. Eisenhower, ex-presidente americano).



Postado por: Paula Volpato



 

Mais Posts