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CAPTAÇÃO DE ALUNOS

08/09/2022

A captação de alunos é um dos pilares mais importantes de um planejamento escolar. Já trouxemos aqui no blog dicas de boas leituras para o aprofundamento de um gestor, agora chegou a vez de falarmos sobre algumas ferramentas para atrair potenciais alunos e transformá-los em matrículas efetivadas. 

A escola é uma empresa que possui o objetivo principal de promover a formação de pessoas. Perceba que usei a palavra “empresa”, sendo assim, seus gestores precisam pensar também no lucro, afinal é isso que possibilitará a existência de recursos para que o trabalho seja realizado continuamente. O primeiro – e grande – passo a ser dado, certamente, é a captação de alunos. A instituição precisa chegar ao seu público-alvo para mostrar tudo o que tem a oferecer, e é aqui que entra o tal plano de captação de alunos!

Esse plano deve ser o “norte”, ou seja, ele vai servir de guia para cada passo que a equipe escolar der. É importante destacar aqui que o seu sucesso vai depender de ações conjuntas. As pessoas que compõem as áreas de gestão, marketing e vendas precisam estar alinhadas!

 

O caminho da captação

 

1º passo: definir os objetivos

Antes de captar novos alunos, é necessário definir uma quantidade, pois a escola já tem um número de estudantes, para aumentá-lo, é imprescindível que haja estrutura.

2º passo: estipular metas

A equipe comercial precisa trabalhar com metas para entender se o plano de captação está sendo bem-sucedido. Fazendo isso, é possível visualizar qual é a porcentagem alcançada em um determinado período e verificar se as ações implementadas até ali geraram resultados positivos. Caso contrário, medidas precisam ser tomadas para reverter essa situação.

3º passo: criar estratégias de divulgação

Você precisa estar atento ao fato de que todas as escolas da sua região estarão empenhadas em fazer suas campanhas de divulgação ao mesmo tempo, destacar-se é fundamental! Invista em visibilidade e adote, também, ações físicas, como banners, outdoors etc. 

 

Neste passo, uma grande estratégia são os concursos de bolsas, pois, por meio deles, chegarão muitos alunos que possuem o interesse em estudar na sua instituição. A chave do sucesso aqui está no fato de a instituição oferecer grandes descontos somente por meio dessa modalidade, caso contrário, essa ferramenta não funcionará como uma boa estratégia, já que as pessoas poderão conseguir descontos em outro momento qualquer e sem submeter-se a uma prova.

Outro ponto forte de um concurso é o fato de que você atrairá bons alunos, pois os melhores serão contemplados com bolsas altas. Dessa forma, a sua escola terá mais chances de se destacar nos resultados de vestibulares, por exemplo. 

Além de tudo isso, ainda podemos falar sobre a captação de leads, pois, quando a cultura de bolsas é criada, essa captação aumenta, já que a equipe tem acesso aos dados de muitas pessoas interessadas em ingressar na sua instituição e pode entrar em contato com os estudantes que não atingiram a pontuação mínima exigida para ganhar a bolsa. Nessa conversa, a escola consegue entender a realidade daquela família e, se achar prudente, oferece algum benefício para que, mesmo sem a conquista da bolsa, a matrícula possa ser efetivada. É importante destacar mais uma vez que, ainda que seja oferecido um desconto, ele deve ser menos atrativo do que os que foram oferecidos para aqueles que conquistaram as primeiras colocações na prova. Dessa maneira, não acontecerá a “banalização” dos seus concursos!

 

A importância da continuidade...

Pablo Doberti, Founder e CEO da Vivadí, startup de edtech para Brasil e Latam, em uma de suas entrevistas, destacou que “o segredo do sucesso é compreender que esses processos não são estacionais. Você SEMPRE retém e capta alunos. O que muda são as “temperaturas” dos processos, dependendo da época do ano”. Vimos, então, que existe outra ação importante no caminho de uma empresa educacional. É fundamental que a escola retenha os alunos que conquistou, caso isso não aconteça, todo o planejamento e o processo adotado serão jogados no lixo.

“O aluno passa muitíssimas horas da sua vida na escola. Se ele não se sente bem ali, a escola vira tortura”, enfatiza novamente Pablo Doberti. Em uma situação como essa, a retenção não foi alcançada, certamente os pais desse aluno procurarão novos caminhos para o seu filho, o que implica uma matrícula a menos naquela instituição escolar!

 

Esteja preparado! Entre em contato com a nossa equipe para saber como as nossas soluções podem ajudá-lo na captação de alunos!



Postado por: Paula Volpato



 

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