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MARKETING EDUCACIONAL: O TIRO CERTO PARA ALCANÇAR O SUCESSO

13/10/2022

Um grande número de instituições de ensino ainda não investe na aplicação de um serviço especializado para captar e reter seus alunos, isso pode ser um divisor de águas!

As escolas, antes de mais nada, são empresas e devem traçar um plano consistente para atrair mais “clientes”, que são os estudantes. Já não é segredo para ninguém que o marketing é fundamental para o sucesso de grandes e pequenos negócios, aqui não seria diferente. A grande sacada é que existem ferramentas específicas para alavancar as vendas desse setor, elas fazem parte do marketing educacional!

Em nosso blog, você já leu sobre a captação de alunos e, na semana passada, sobre como aumentar o número de alunos utilizando o funil de marketing. Hoje, vamos falar sobre o marketing educacional em geral e dar algumas dicas para ajudar a aumentar a visibilidade da sua escola.

O que é o marketing educacional?

Ao olharmos para trás, percebemos que as instituições de sucesso eram as tradicionais, aquelas que já haviam construído seu nome e sua história de geração em geração. Hoje, o acesso ao ensino está mais democrático, as pessoas não seguem simplesmente o curso ou a tradição familiar. São inúmeras opções e formas de acesso, tudo está a um clique dos pais e dos estudantes. Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma pesquisa que constatou que, mesmo com queda de 6,73% de empresas ativas no Brasil, o segmento educacional cresceu 37,5%. Ainda nesse mesmo ano, o número de empresas desse ramo saltou de 1,3 milhão para cerca de 1,8 milhão.

Então, é preciso que a sua instituição se destaque perante os olhos desse público. Como fazer isso? A resposta é mais simples do que parece: utilizando as ferramentas corretas, ou seja, aquelas voltadas para o seu nicho.

O objetivo do marketing educacional é consolidar a sua marca, tornar o nome da sua escola conhecido entre o público-alvo. Além disso, utilizando-o corretamente, você atrairá clientes qualificados, isso acontece em um concurso de bolsas, por exemplo. As metas do marketing educacional sempre devem estar alinhadas aos objetivos gerais do seu negócio. Dessa forma, a aplicação dessa estratégia estará diretamente relacionada ao sucesso global da sua empresa.

Algumas dicas para começar:

   1. Incentive todo o conteúdo que for gerado

Como em qualquer outro setor, quando acontece a recomendação de alunos satisfeitos, sejam eles atuais ou anteriores, é natural que as pessoas a considerem.

Pensando nisso, incentive a produção de conteúdos tanto por parte dos professores quanto dos alunos. Valorize o que for gerado em eventos escolares, como competições esportivas ou revisões de conteúdo, e compartilhem esse material em suas redes sociais, sempre dando os devidos créditos.

   2.  Aposte nos vídeos

Todos nós somos criaturas visuais, isso significa que absorvemos o conteúdo visual com mais eficiência. O vídeo, então, é um recurso extremamente eficaz, pois transmite a personalidade da sua escola e permite que os usuários se conectem com a sua marca de forma profunda. Coloque uma identidade nesses vídeos! Você pode pedir a ajuda da sua equipe de professores. Quando os alunos veem nos vídeos quem está à frente das turmas, a chance de acontecer a identificação é muito maior.

   3. Meça os seus Resultados

Não vai adiantar traçar suas metas, colocar as estratégias em prática se você não acompanhar os resultados e os utilizar para realizar ações e previsões futuras.

Ao criar um relatório de marketing, por exemplo, você consegue identificar os canais e as campanhas que estão dando um bom retorno, analisar o engajamento, encontrar possíveis lacunas e, assim, realizar melhorias em sua caminhada.

 

Não deixe para depois, a hora é agora! Entre em contato conosco e conheça as ferramentas que temos disponíveis para ajudar a sua escola a decolar!



Postado por: Paula Volpato



 

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