Novidades
Blog
ENTENDA COMO PLANEJAR A VISITAÇÃO ESCOLAR
20/10/2022
O dia da visita à escola é muito esperado pelos pais ou responsáveis, mas não só por eles! Para a instituição, esse é momento de apresentar tudo o que ela tem a oferecer, e isso deve ir muito além do espaço físico.
Engana-se o gestor que pensa que essa apresentação não deve ser discutida pelos membros da equipe. Mais do que isso, ela precisa ser planejada para que tudo ocorra da melhor forma possível.
O primeiro passo é dividir a sua equipe e montar um time responsável por essa atividade. Reúna os integrantes para que um mapa de visita seja montado. Isso mesmo, um mapa! Em reunião, discutam quais pontos da escola são os mais interessantes para serem mostrados. Para isso, não se esqueça de que cada faixa etária exige um tipo apresentação. Para o público infantil, por exemplo, um dos pontos mais fortes é a estrutura. Já para alunos do pré-vestibular, é fundamental que o índice de aprovações e a equipe que dará o show dentro de sala de aula sejam apresentados.
Depois disso, organize os ambientes escolhidos. Deixe-os prontos para que a equipe consiga mostrar todo o potencial daquele lugar. Não deixe de investir nesses pontos de referência, eles serão o cartão de visitas da sua empresa.
O terceiro passo é o treinamento. Treine os profissionais que ficarão responsáveis por essa atividade. Ter propriedade de fala na apresentação é fundamental, pois este é o momento de passar confiança e credibilidade aos pais que estão realizando a visita.
No dia da visita
Apresentação
Apresente todos os lugares escolhidos de forma tranquila, mostrando tudo o que há de interessante naquele local. Lembre-se de mostrar como os estudantes usam o ambiente e os seus pontos fortes, sempre considerando a estrutura e a usabilidade.
Prova
Tenha em mente uma narrativa para dar sentido ao que está sendo mostrado, ou seja, saiba o que falar para que você consiga provar a funcionalidade pedagógica de cada ambiente.
Interação
Promova a interação com os profissionais responsáveis por cada ambiente da visita. Traga-os para o diálogo, eles saberão falar sobre o que vivem cotidianamente. Incentive, também, demonstrações dos materiais utilizados pelos alunos no dia a dia.
Envolvimento
Envolva aquela família em alguns momentos da visitação. Você pode fazer isso, por exemplo, colocando-os para testar algum diferencial que a sua escola ofereça. Estimular as sensações em momentos de decisão pode ser decisivo.
Para finalizar...
Certamente, os pais já pesquisaram sobre a sua escola antes de marcar a visita, ou seja, já fizeram uma pré-seleção. Existe, então, uma expectativa que já foi gerada, seja consciente ou inconscientemente. A visita é o momento em que essas expectativas se tornam realidades, e o seu trabalho é fazer com que essa conversão (expectativa em realidade) seja realizada de forma positiva.
Não deixe para depois! Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções. Com certeza, você identificará alguma que pode gerar o tão esperado impacto positivo na hora de receber pais ou responsáveis em sua escola!
Postado por: Paula Volpato