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4 DICAS PARA MELHORAR O MARKETING E O ENDOMARKETING DA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

20/01/2023

Estamos a menos de um mês para o início do ano letivo. Caso você ainda não tenha movimentado a sua instituição para esse retorno, a hora chegou! O mercado educacional está cada vez mais competitivo, nessa batalha, as instituições que agem de forma diferente e pensam de forma inovadora já saem na frente e, de forma natural, atraem mais a atenção de novos alunos e de familiares.

Para auxiliá-lo nesse retorno, separamos algumas dicas para aplicar de forma simples em sua instituição de ensino. Colocando-as em prática, o seu trabalho será destaque na sua região!

 

1 – A sua rede social não é um canal de comunicação com os seus alunos!

Pode soar estranho essa frase, mas vou explicar: as redes sociais comunicam-se com a comunidade na qual você está inserido. Seja em âmbito municipal, estadual ou global. Por isso, sua rede social não deve ser tratada apenas como ferramenta de comunicação com o seu público interno. Em outras palavras, não traga temas de interesse interno para o ambiente externo.

Existem ferramentas específicas para fortalecer a comunicação interna de sua instituição, assuntos que fazem sentido apenas para você, a escola e a famílias que já possuem filhos na instituição. Fortaleça essas ferramentas e crie comunidades para cada assunto. Por exemplo:

- ouvidoria: nada mais chato do que uma família que esteja interessada em sua escola ler, em sua rede social, um comentário negativo sobre determinado assunto ou tema.   Fortaleça canais para esse tipo de comunicação, isso evitará vários pequenos ruídos em sua escola.

 

2 - Prepare-se para receber os seus alunos!

O primeiro dia de aula é um momento muito aguardado, muitos alunos não dormem na noite anterior de tanta ansiedade. É nossa obrigação garantir que esse aluno não veja a escola da mesma forma que ele a deixou no ano anterior. Ambientes limpos, organizados, funcionários uniformizados, música e, claro, muita diversão são coisas que comunicam, e os alunos são receptivos a toda e qualquer melhoria. Lembre-se de que a primeira impressão é que fica! Uma boa dica é decorar sua escola de forma festiva, contrate uma empresa de balonistas, personagens vivos etc. Reforce a sua marca! Coloque os coordenadores para receber os alunos e as famílias na porta de entrada, faça grandes placas para que eles segurem com frases-chave (Que alegria vê-los aqui! / Estávamos com muita saudade! / Sejam bem-vindos!), registre tudo e divulgue em suas redes sociais. Pode ter a certeza de que as próprias famílias divulgarão o que está acontecendo. 

 

3 – Invista em material de papelaria: agenda escolar, sacola, kit de boas-vindas/matrícula!

Crie um pack de brindes e objetos que os alunos possam levar para casa. Faça com que eles retirem isso apenas próximo ao dia de início das aulas, isso aumentará a expectativa deles para o retorno. Fazendo a entrega dos brindes com muita antecedência, os objetos não passarão de entulhos no canto da sala de casa. Capriche no brinde de início de ano: surpreender positivamente um aluno significa conquistar uma família inteira. Na primeira semana de aula, realize atividades manuais e oficinas em que os próprios alunos possam fazer alguns objetos e levar para casa posteriormente. Além de tudo isso, crie um momento no primeiro dia de aula para que o diretor fale, apresente toda a equipe etc.

 

4 - Investir é preciso!

Ter um bom relacionamento com os veículos de comunicação com a sua instituição é crucial para a abertura publicitária do seu município. Pense regional, atue estadual. Crie um momento para receber todos os veículos relevantes (um café da manhã ou happy hour). Faça convites e recepcione-os bem. Fale sobre os seus diferenciais pedagógicos, os projetos e a estrutura da sua escola. Crie um roteiro de visita, mostre as inovações e os espaços criativos, crie um momento de “get the hands dirty” para que todos coloquem “a mão na massa”. O seu diferencial é oferecer aula de culinária? Então, planeje um rápido whorkshop! A sua instituição possui um laboratório de química? Que tal uma experiência surpreendente com os convidados? É a hora de impressionar!

Não se esqueça de que o setor comercial faz a “roda girar”. Ao fazer o planejamento do seus Investimentos, separe uma porcentagem para isto: invista em espaços de conteúdo. A primeira importante pauta já pode ser sobre o próprio evento com a imprensa: “Em evento com imprensa, Instituição de Ensino X mostra os seus diferenciais e investimentos para o ano de 2023”. Acredite, dá resultado!

 

DICA BÔNUS: ter uma equipe de marketing interno, somada a uma agência de publicidade e propaganda, ajudará a sua instituição no desenvolvimento de estratégias - não apenas para rede social, mas ações que melhorem os processos internos e transformem isso em grandes diferenciais competitivos, atraindo, assim, novos alunos!

 

Sobre o autor:

Diogo Schimitz é head de comunicação das Escolas COC de Santa Catarina. Publicitário por formação e fotógrafo por vocação, foi indicado ao prêmio “Antunes Severo de Comunicação” pela ADVB (2021) - Principal associação de marketing e vendas do estado de Santa Catarina, empresas como FG Empreendimentos, Beto Carrero World e HAVAN também participavam da categoria. Em abril de 2022, foi palestrante do Wedding Brasil, maior congresso latino-americano de fotografia de eventos, em São Paulo, e hoje integra a equipe da Ale Tech.



Postado por: Diogo Schimitz



 

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